terça-feira, 29 de março de 2011

Kuduro! Pardon my french.

O povo de Luanda é louco, né, minha gente? Não tem água, nem luz elétrica em casa, acorda 5h da manhã pra pegar 3 candongas pro trabalho, anda com bacia na cabeça... mas sempre tem um sorriso no rosto, e dança no meio da rua. Isso só pode ser doença. Tomara que contagiosa.

Essa dança que todo mundo... dança... é uma mistura de coreografia C-3PO (star wars, sabe?) com dança do acasalamento (e qual não é? ). Dizem que surgiu nas musseques (favela em luandês), e nas musseques virou ritmo musical também. Uma coisa análoga ao funk, mas com um pouco menos de baixaria. E o nome, coisa singela, é ku-du-ro... fofo, simplesmente fofo.*

O kuduro (fofo) está ganhando o mundo... já ouvi em Portugal, já ouvi no Brasil. “Ouva” (e “óie”) aí vc também!



Eu já tentei dançar, mas nem a posição cabide sai direito... é triste, muito triste. E aí, tá maluca?

* Joguei no Google, mas não consegui descobrir se o nome “kuduro” vêm do dialeto kimbundu ou se significa aquilo que a gente tá pensando mesmo. Fica no ar...
Pra saber mais, clique aqui.

9 comentários:

  1. Eu acho que não vem daquilo que a gente ta pensando não, Thaís. Se não, o nome seria "ku-mo-le" porque o tanto que rebola... só pode amolecer. Não consigo fazer isso nem se levasse um choque no fio de alta tensão, minha amiga.
    Aja fôlego! Mas muito legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. realmente essa danca é muito legal mesmo, eu jah tentei varias vezes mais comeco a rir e nao paro mais e o meu marido tbem comeca a fazer uns passos é muito engracado, mais vendo eles dancando nao sei como conseguem......mais realmente esse povo tem uma alegria q nao sei da onde vem........

    ResponderExcluir
  3. Ótimo!!! Comos sempre. Adoro tuas tiradas e o ironismo,risos.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Tá maluca? Tá maluca? Eu tô, Eu tô.... hahahahaa

    Praticamente isso q me veio a cabeça ao ver esse vídeo. kkkkk Ilário! É ruim de eu dançar assim, hein? Bjs =D

    ResponderExcluir
  5. Hey... seu post me lembrou um vídeo do Revista África.
    "Kuduro, a Origem"
    Quando tiver um tempo dá uma olhada.
    http://www.facebook.com/video/video.php?v=1683656247979&oid=108412762523825&comments.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Interrompi a audição do novo CD da Britiney pra ver o singelo video.... devo ter guentado até o terceiro "ta maluca". Fofo demais pra mim...

    ResponderExcluir
  7. A 1ª vez q vi esta dança acho q foi qd um ganhador do Big Brother Angola passou uns dias na casa do BBB sei lá q edição. O cara tomou banho pelado e escandalizou uns concorrentes brasileiros.
    A dança q foi mostrada numa das festas do BBB, me parece mesmo muito complicada. Haja coordenação motora!

    ResponderExcluir
  8. Achei excelente seu blog. Também estou expatriado aqui em Luanda e acho o povo daqui simplesmente fantastico, a alegria deles é demais. Pode ser que eu esteja enganado, mas você não acha que apesar de serem alegres, perderam muito da africanidade? As vezes eu acho que a Bahia podia exportar um pouco da cultura angolana pra cá.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou de Luanda e, Sim o nome dessa dança quer dizer isso que vocês estão "pensando" (tem virgulas altas só pra lembrar o gerundio). O nome é esse porque... acho que você ja entendeu.

    ResponderExcluir