domingo, 11 de março de 2012

Uma tarde em Buenos Aires

O post anterior é prólogo, então eu recomendo a leitura, pro entendimento deste aqui.

O passeio em Buenos Aires começa pelo Puerto Madero, porque, né? É lá que a gente desembarca. Este porto não é pra pescador. É pra turista. Tem centro de informações turísticas, uma super coleção de restaurantes, é cercada de modernos arranha-céus, e de um visual mara. Se chegar lá na hora do almoço, dá pra ficar até o jantar só trocando de cadeirinha. O passeio tá acabado, porém bem aproveitado.

Não foi o caso. De lá parti pra San Telmo, bairro mais velho de Buenos Aires, que hoje é um cantinho simpático cheio de prédios coloniais, antiquários, lojas de artesanato ou de quinquilharias mesmo. É o lugar onde se gasta o orçamento de uma tarde toda. E o passeio tá acabado, porém bem aproveitado.


Não foi o caso. De lá parti pro Caminito, destino turístico mais famoso de Buenos Aires. Famoso cadiquê é tipo cidade cenográfica, ou como conta a wikipédia, rua-museu. Remonta aos antigos bairros pobres da região, inteirinhos de casas de chapa. Uma verdadeira sinfonia em dia de chuva. É assim: vários restaurantes, lojinhas de souvennier, artistas de rua, e todo multicolorido! Ponto alto: show de tango no meio da rua. Bem legaus, mas eu não recomendo pra gastar uma tarde toda.




De lá parti pra Recoleta, e nem vou fazer rodeios, vou logo dizendo que "lá eu passava uma tarde inteirinha fácil", porque tem de tudo um pouco: Centro Cultural, Museu Nacional de Belas Artes (com Goya, Cezanne, Van Gogh), capela e cemitérios histórico (com Evita Perón enterrada), bares, restaurantes e a Floralis Generica.



Floralis Generica é uma flor gigante de aço inoxidável, no meio de um laguinho, no meio de um parque, que acompanha o nascer e o pôr do sol. Ou seja, está aberta de manhãzinha e vai fechando até oescurecer. De noite, emite uma luz avermelhada por dentro. Quando eu tirei as fotos, eram marromenos 18h (e acho que só ia escurecer as 21h).


É tudo isso que dá pra fazer em uma tarde em Buenos Aires. Ao estilo maratonista, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário