terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nova Marginal


Eu vou ser clichê e fazer post sobre a nova marginal de Luanda como todo blogueiro angolano? Siiiiim! Eu vou trocar esse post por um abacaxi? Nãaaaao! Sílvio Santos feelings.

Desde que eu cheguei em Luanda (e muito antes disso também), a cidade era um grande canteiro de obras (mais clichê do que isso eu não consigo). Construção e reconstrução pra todo lado. A maioria como parte de plano governamental. Pessoalmente simpatizo com o projeto Vias de Luanda, que tá espalhado por tudo quanto é bairro, e não prevê só jogar piche asfalto nas ruinhas, mas também criar toda uma infra-estrutura por baixo delas. Rede de água, esgoto, cabeamentos, tudo junto e misturado.

Não sei se a nova Marginal fez parte do projecto. Só sei que, nóssinhora, ficou bu-ni-ta! A avenida marginal, que na verdade se chama 4 de Fevereiro, é basicamente a beira mar de Luanda. E vinha desde a Guerra Civil se acabando nas dorgas. Completamente jogada as traças. Depois de 30 meses de obras, que incluíram viadutos, novas vias e eteceteras, ficou feito nova. Parece hora de morfar de Pokémon. Tem calçadão, calçadinha, ciclovia, quadras mil e até ponte decorativa-decorada com luz neon. Eu tô criando coragem pra ir lá fazer caminhada gritando “Arrastão! Arrastão!”.  Conheço expatriado que faz e sobrevive curte.
Fotos pra quem não acredita quando eu elogio:





15 comentários:

  1. nossinhora! ficou bunitin di mais da conta viu! :)

    ResponderExcluir
  2. Thais, sim sim blogueiro angolano que se preze tem que falar da Nova Marginal kia! kia! kia! E ficou mesmo gira e democratica, ou seja, vemos de tudo....
    Vamos sim combinar ate porque vives em Talatona e eu trabalho em Talatona de 2º a sab rsrsrrsrsrsrsrsr.
    kamia.madeira@gmail.com
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeyyyy! Quando for bom pra vc, ok? Vou te passar um e-mail com meu telefone! :)

      Excluir
  3. Thaís,
    Valeu a pena esperar tanto tempo para ver a nova marginal. Caminhei a orla inteira e fumei meus charutos lá, todo fim de tarde.

    Melhor que ver a Baía de Luanda bonita de cartão postal, só o jantar na companhia de você e sseus amigos (amigas + amigo). :)

    Até achei no you tube um filminho:
    http://youtu.be/BJYZGPOJeaU

    PS - Luanda já deixou saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades de Luanda... ai, nem me fale... eu ainda não fui embora e já estou com saudades!

      Excluir
  4. Parece q Luanda ganhou bem mais q um tapa no vizu. Não conheço ainda, mas já tô bem curioooosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da melhora na carinha de Luanda, Angola ainda não é um país com estrutura turística, infelizmente. :(

      Excluir
  5. Meu Deus, que ideia é essa de ir gritando "arrastão"?!?

    Se eu estiver lá a passear acho que vou infartar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu antes aviso aqui no blog pra não correr esse risco. heheheh!

      Excluir
  6. Oh minina ce viu as fotos no face da Marginal inundada pela chuva de ontem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, apavorante, né? Não percebi direito o que aconteceu. Será que foi problema de escoamento? Ou melhor, da falta dele? Se for, absurdo, numa obra assim tão nova.

      Excluir
    2. Pois querida tambem nao sei o que se passou. Estive hoje no Zoodabar a almoçar depois de consulta de nutriçao nao tao boa. Qd envias o mail para combinar um almoço? Bj

      Excluir
  7. Adorei a nova Marginal. Queria ver uma fotinha de antes :)
    Olha sobre onde casar eu nao sei muito bem porque eu nao casei AINDA (se Deus quiser!! rs), mas tem um blog que eu sigo (casadinho em UK) da Thayna. Ela é brasileira e casou com um ingles. No blog ela conta das papeladas que precisou e ela semore responde as perguntas com atenção. Da uma olhada lá.

    E desde ja parabens pra voces!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui, brigadão!!!! Vou mesmo seguir e tirar as dicas! Sempre querida!

      Excluir