quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Acordo China e Angola.

Felizes para sempre!


Aconteceu mais ou menos assim:
A guerra civil acabou e Angola se viu meio falida. Pra resolver, pediu dindin prozamigos, mas sabe comé?...Negócios a parte. Foi quando surgiu a queridinha China com uma proposta generosa: "A gente emplesta dindin, e vocês nem plecisam pagar em valor, ne? Pode ser em petlóleo e contlato nas oblas de reconstlução do país, ne?" Nas entrelinhas vinha ainda: "as constluções devem acontecer com as nossas, empresas, nossos funcionários, nossos equipamentos e nossos materiais." Foi assim que tudo começou. 
Tô pra dizer que pra Angola pareceu fácil, porque tanto o petróleo quanto as obras brotavam do chão, niqui as contas não foram bem feitas, e a balança se desequilibrou melhor pro lado da China. Não que eles tenham sido espertos no mau sentido. Foram simplesmente economicamente visionários. Em troca de um x em doleta, ganharam importação de petróleo, exportação de uma série de coisas, e ainda garantiram emprego prum bando de gente (o que é relativo, levando em consideração que estamos falando do país mais populoso deste mundo). Negócio da China, hein?
Então que, enquanto povo mega adaptável, os chineses se multiplicam loucamente por Angola. Literalmente tem caminhão de chineses pelas ruas. A lenda conta (fofoqueira que ela é) que os primeiros trabalhadores eram na verdade condenados. Mas de certeza que hoje eles não são. São homens de negócios, ou pais de família instalados no meio dos bairros que os demais expatriados nem se atrevem a entrar. 
Os chineses parecem ter medo de nada. Principalmente de trabalhar. Viu uma obra funcionando 24 horas viradas, certeza que é de chineses! 
Taí um povo que eu admiro! Outra coisa que eu admiro é yakissoba! Muito admiro!

6 comentários:

  1. Oi Thais,
    Tô aqui amando a história dos chineses em Angola!
    Só um detalhe e não conta pra ninguém: o macarrão é chinês, mas o yakisoba é japonês... e também muito admiro :D
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Taí uma coisa que chamou a minha atenção em Luanda: chineses instalados em bairros onde nenhum outro expatriado entra. Fui procurar uns panos numa ruas escondidas do São Paulo e percebi os muitos olhares espantados, mas os chineses estavam lá, como parte da paisagem. O guia me contou que na área tem até um bordel só de chinesas, mas minha curiosidade não chega a tanto.

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe mesmo essa lenda urbana dos bordéis de chineses. Mas assim como vc, passei ao lado... hehehe!

      Excluir
  3. Olha a primeira vez que eu li sobre Angola foi no seu blog e pensar que agora eu sou toda junta e misturada, trabalho com angolanos por telefone, ministerios em angola, embaixada de angola... muita angola pra pouca Simone. Essa semana eu ouvi que talvez até o fim do ano, eu to indo pra Angola eeeeeeeeeeeeee

    beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai e volta ou vai e fica? Independente da resposta, sempre posso ajudar com dicas e amigos. É uma realidade paralela!!!

      Excluir