segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Coca Cola



Foi da noite para o dia, inúmeros muros aleatórios pintados de um vermelho impecável. Um mapa da África vazado no meio. Um slogan, uma marca. Pros "paranóicos teóricos da conspiração" explico já que não foi ação terrorista. Foi ação publicitária.

A Coca Cola, malandrinha, quis aumentar as vendas a popularidade na África e criou uma adaptação da campanha global "Razões para Acreditar". Niqui ficou "Mil milhões de razões para acreditar em África". Spot na TV, jingle no rádio, anúncios nas revistas. Angola foi ainda o único país a ganhar seu próprio vídeo com artista angolano famoso, o Anselmo Ralph. Tudo pra dar um teor altamente nacionalista. Funciona, né? Taí o "sou brasileiro e não desisto nunca" pra provar (até quem só é patriota em Copa solta uma lagriminha). 
A campanha vinha ainda cheia de ações culturais, concursos onlines... aumentar as vendas com consciência social, néam? Que é tendência. 

Mas, o que mais me impressionou foi mesmo a ação dos muros pintados, porque esses estão no meio das musseques, o tempo todo, no dia-a-dia, virando referência. Esses vão ficar marcados na memória. As crianças vão crescer, visitar a casa dos pais, e lembrar... eu brincava ali perto daquele muro da Coca Cola. 

E pra não dizer que estou toda queridinha, vou fazer uma ressalva crítica quanto a distribuição de mídia. Explico: o vídeo era transmitido nos cinemas, antes dos traillers (naquela hora em que vc procura um controle remoto).  Só que o público do cinema em Luanda é mais expatriado que angolano. Eu diria, sei lá, chutando, uns 60% de expatriados variados. Entendeu? Target* errado. O povo até podia ser nacionalista, mas não exatamente em relação a Angola, néam?

Quando cheguei em Angola, a lata da Coca era assim, ó!
*Hoje escrevi difícil só pra provar que sou mesmo publicitária, tá bão? Para ler mais sobre este case da Coca Cola, clique aqui

4 comentários:

  1. Respostas
    1. É meio antiguinha, Carol. Não sei se quando vc chegou ainda estava em circulação... hehehe. Mas é um arraso. Me arrependi de não ter guardado uma.

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  2. Pois é, Thais, pra ver o poder desta marca... até mudou a cor da roupa do Papai Noel para vermelho.
    Bjs.

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