terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Prós e contras de expatriar em Angola

Começo a escrever o post sissintindo "utilidade pública". 

Prós: Quem vai pra Angola, geralmente vai convidado por uma empresa. Porque não acontece, né? Da pessoa acordar um dia pensando: Hum... que vontade de ir morar na África Central. Daí, se a empresa convida, também oferece benefícios, numas de te seduzir. Os benefícios são vários e meio inacreditáveis num primeiro momento (eu jurei que era pegadinha do Malandro): alojamento, transporte, parte da alimentação paga, e uma ajuda de custo pros gastos adicionais (tipo cheetos e trakinas). A empresa ainda oferece férias há cada 3 meses (para a maioria dos brasileiros, e há cada 6 meses para a maioria dos portugueses), com passagens pagas de ida e volta. Uma tonelada de prós! Puro amor no meu coração!

Contras: A empresa paga tuuuuuudo isso que é pra ter controle total da sua vida. Ou seja, está pagando caro pelas suas horas e vai querer usufruí-las ao máximo. Em outras palavras, quer sugar sua alma e fabricar um zumbi! Além disso, se eles pagam casa, podem te colocar pra morar numa república possilga cheia de gente pentelha, e (pânico) dividindo quarto. O mesmo se aplica ao transporte. Se eles pagam, podem prover  um único carro para ser dividido entre um batalhão. Niqui, vc pergunta: então porque é que a pessoa não aluga uma casa e anda de ônibus? E eu, humildemente respondo:  Não rola! Luanda está em segundo lugar no hanking de capitais mais caras do mundo. O aluguel de uma casinha mequetrefe chega a 2.000 doletas mensais, que devem ser pagas integralmente conforme o tempo do contrato. Ou seja, alugou por 6 meses, paga os 6 meses adiantado. Tá, e busão, é liberado? Não, e isso foi explicadinho nesse outro post aqui, de vários anos atrás (dá um pulinho lá). Ou seja, se a empresa não oferecesse todos aqueles benefícios, não valeria a pena, monetariamente falando, expatriar em Angola.  

Prós: Expatriado que não tem contas pra pagar, resolve o que fazer com sua ajudinha de custo, e isso muitas vezes é traduzido em gastar a toa. Em viagens, restaurantes, festénhas. Claro que isso é só pros irresponsáveis (eu, eu, eu!). Os responsáveis investem no sonho da casa própria. Então que eu não vou reclamar da vida, porque consumi muita lagosta na beira da praia. Mas também, lagosta em Angola é tão normal quanto hamburguer no McDonalds. E, como vcs sabem (sabem?), viajei bastante, ainda que como mochileira em hostel. 

Contras: Você pode ter uma vida legal fora de casa, mas dentro de casa são outros quinhentos, e nem é pelos hommates melequentos. Acontece que durante as guerras angolanas (da libertação colonial e a civil), a infra-estrutura do país ficou em segundo plano, o que resultou em distribuição de água, luz e saneamento básico podrinhos. Niqui com frequência rola tomar banho de canequinha no escurinho. Imagina passar os dias assim, sem fazer idéia de quando a situação vai mudar. É uó! Em alguns bairros, isso é mais raro. Mas no Centro é o que há de mais frequente. E o esgoto a céu aberto? A lotação de lixo pelas ruas? Melhor mudar de assunto. 

Prós: OS AMIGOS! Em Angola, os amigos viram família, mesmo que sejam de países diferentes. E que saudades tenho de todos! Os amigos são a maior conquista de um expatriado em Angola.

Contras: Que mais? Angola é um país com distribuição de renda super estranha, if you know what I mean. Pobre é muito pobre. Rico é muito rico. Não tem boas escolas, nem sistema de saúde pública decente. Opções de lazer são escassas. Resumem-se em praia e um único shopping chatinho (que eu sou paulista, e pra mim shopping é passeio). Tudo é caro... (mode on véia reclamenta)




Desse jeito parece que tem muito mais contra que pró, e ainda assim, se alguém perguntasse "quer voltar?", o zóio brilhava. 

Mas agora eu não volto, que eu tô curtindo ficar aqui! 

9 comentários:

  1. Como assim "tô curtindo ficar aqui!"? #naondetutá expatriada agora, filha?!?!? :)
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk! Segredo... mintirinha, tô em London com meu love fazendo cursinho de inglês. Mas vou escrever mais um pouco sobre Angola antes de falar daqui. :D

      Excluir
  2. ADDOOOOOOORO SEUS TEXTOS!! Sucesso em Londres! :)
    Kisses

    ResponderExcluir
  3. Vi a foto antes de ler o texto ai fiquei pensando... será que isso é pró ou contra... hehehehehe
    Se tem uma coisa que posso agradecer a Angola, são os amigos que fiz! Este estão no coração e irão comigo para onde quer que eu vá.
    É como falei com a Irene outro dia... "existem as pessoas de determinados lugares e nós... as pessoas do mundo para quem qualquer lugar do mundo é lugar para nos encontrarmos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô fazendo coração com a mão. <3
      E julho nos espera, hein?

      Excluir
  4. É isso, a gente vai mudando e se adaptando. Quem está fora não entende muita coisa; quem está dentro, se acostuma.

    Estive em Luanda e gostei da gente que encontrei.

    :)

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa descrição dos prós e contras da vida de expatriado em Angola.~
    Sendo "retornada" percebo tão bem as "makas" das faltas das águas e luzes, o trânsito, os preços exorbitantes, a pouca diversidade cultural e o banho de caneca rsrsrsrsrs
    Mas o Beas já tem KFC e agora tomo banho de chuveiro, resta saber até quando....

    ResponderExcluir