quarta-feira, 26 de junho de 2013

Exhibition Road

Aqui em London, lá por Chelsea, tem essa rua chamada Exhibition Road. Prático, normal... você sabe que indo lá vai ver alguma coisa exibida a exibição de alguma coisa. E é isso mesmo. Nesta rua, neste pedacinho de Londres estão três dos museus mais legais da cidade. Todos de grátis.

Natural History Museu: em uma palavra "DINOSSAURO"! Todos ama dinossauro! Mas não é só isso. Lá dentro tem topo tipo de mamífero, inseto, pássaro, peixe... todo um reino animal bem empalhadinho (que é pra não dar cheiro). O Museu é voltada para as quianças (eu!eu!eu!), e por isso é cheio de explicações interativas em forma de joguinhos, principalmente nas alas aonde o assunto é geologia, evolução do mundo, do universo, desastres naturais. A gente pode até participar da simulação de um terremoto, imagina!


Tá vendo o esqueleto de dinossauro atrás de mim?

A noite parece o castelo do drácula.

V&A Museum: em uma palavra "decoração". Mas não é assim xoxo, esse "decoração". É tipo, TUDO e mais um pouco sobre "DECORAÇÃO". São mais de quatro milhões e meio de objetos espalhados por alas como vidro, ferro, madeira, louça, jóias... essa dá vontade de criar plano maléfico pra levar pra casa. Eu tenho um andar todinho pra chamar de preferido, é o da História Britânica (como não poderia deixar de ser). Este faz correlação entre a decoração, objetos de costume, indumentária, etc, etc e sua respectiva época de uso começando em 1500 e terminando em 1900 marromenos. Eles tem cômodos inteiros montados ali. Cheios de pompa e circunstância.



Science Museum: em uma palavra "CIÊNCIA". E o que é ciência pra você? Pra mim é laboratório, cientista maluco. Não foi o que eu vi por ali... vi estudos, invenções, a evolução do avião e alguns andares patrocinados pelo google com informações inúteis variadas. Como você pode perceber, foi o que menos me empolgou. Mas, oi, não deixa de ser legal mesmo assim.



Não pense que, por serem um do ladim do outro, você vai matar três coelhos com uma caixa d'água só. Esquece.. os três museus são gigaaaaantes! Levam horas. Igual este post, que ainda não acabou.

Não acabou porque eu tenho que contar o motivo de existência da Exhibition Road. Em 1851, aconteceu, no Hyde Park que é logalí, a Great Exhibition, uma mega feira internacional de cultura e indústria. Se não me engano, Paris já tinha feito uma antes. Se não me engano, foi pra ela que a Torre Eiffel foi montada. Então que a Inglaterra, e mais especificamente o Principe Albert, maridinho amado da Rainha Vitória, se mordeu de inveja e resolveu que queria uma também. A feira foi tão rentável que financiou a fundação do Natural History Museum, do V&A e de mais uma série de outras construções úteis tipo faculdades, fundações, etc, etc. O Science Museum é o mais recente.

2 comentários:

  1. Acho que eu ia enlouquecer no V&A Museum. Não sei se alguém conseguiria me arrancar de lá na hora de encerramento da visita.
    Bjs.

    ResponderExcluir