terça-feira, 18 de junho de 2013

Sopa de Cogumelos com Leite de Coco

A pessoa de dieta só come sopa e salada, néam? De dieta e no frio, fica mesmo só na sopa. A história da minha vida...

Só que sopa é coisa chata, feia e cara de pepino. Não é a toa que criança torce o nariz. Criança é poço de sabedoria. Eu pessoalmente até que gosto de sopa, mas quando ela passa a ser constante no prato, por mais que se varie o ingrediente principal, sei lá, o sabor sempre acaba parecendo o mesmo.

Então que na busca por uma sopa sem gosto de... sopa, encontrei esta receita aqui. Na verdade, eu já tinha provado num vietnamita, e achei di-vi-na. Só tem um problema: uma vez que o ingrediente principal é leite de coco, ela não é exatamente light. Fué, fué, fué...

Minha receita adaptada de Sopa de Cogumelos com Leite de Coco.
-1/2 xícara de caldo de peixe
- 500 ml de leite de coco (eu aqui achei o light)
- 1 colher de (sopa) de cebola roxa (a cor é só pra enfeitar, serve da normal mesmo) em fatias
- 250g de cogumelos em tirinhas
- suco de 1/2 limão
- 2 tomates sem sementes em cubinhos
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada
- 2 cabinhos pequenos de alho poró
- 1 colher (chá) de gengibre ralado (eu usei garam masala, que estava mais a mão aqui em casa)
- 2 colheres (sopa) de coentro.
Na receita original também ia hortelã, capim limão e pimenta dedo de moça. 
Eu curto aquelas receitas que dizem "mistura tudo" e fim, mas esse não é o caso. Também não é nada assim muito complicado. Afinal, é sopa. Prepare o caldo de legumes, e separe. Aqueça numa panela o leite de coco, a cebola, o alho poró e os cogumelos. Deixe ferver por dois minutos e junte o molho de peixe. Agora esquece na panela por uns 10 minutos em fogo baixo/médio. Pouco antes de tirar do fogo, coloque o suco de limão e os demais temperos. Dê aquela provadinha pra conferir o sal. The end!


Não fiz foto porque aqui em casa não dá tempo. A comida sai da panela direto pro estômago. Essa daí foi googlada. Mas a minha ficou muito parecida. E, convenhamos, sopa sempre tem cara de água suja. Sopa e chá com leite.

10 comentários:

  1. tudo isso de ingrediente pra uma sopa?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que eu pensei, hein? Mas valapena!

      Excluir
    2. Amore acho q tem um errinho ali. Tava lendo o modos operanti e diz "Pouco antes de tirar do forno"... acho q não é forno né? Ou é e eu q nao entendi... Ah, e como faz caldo de peixe? Serve Knorr de picanha?

      Excluir
    3. Hum... brigada por avisar do errinho, já alterei. E ah, o caldo, é basicamente knor de peixe, que vc derrete na água fervendo antes de usar na receita. Dá pra fazer no microondas mesmo, e pode usar só metade se achar que o gosto fica muito forte. Se vc preferir o de galinha, vá em frente... cozinha é um negócio tão experimental, né?

      Excluir
  2. Bem exótica... só fazendo e experimentando para ver se é boa rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Dá pra fazer sopa de cogumelos sem os cogumelos?

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc preferir, dá, mas daí tem que mudar o nome da sopa... heheh.

      Excluir
  4. Olha, vou tentar e depois te falo. Mas adianto que vou colocar o gengibre e o garam masala. Seja o q Deus quiser!
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa dessas fica até melhor, né não. Ou não... hehehe!

      Excluir