sexta-feira, 28 de março de 2014

Parque Buenos Aires


Nós temos um Parque Buenos Aires aqui no meio de São Paulo. A capital do Brasil não é Buenos Aires. A capital da Argentina é Buenos Aires. Então kadiquê nós temos um Parque Buenos Aires no meio de São Paulo? É pra confundir turista? 


Pergunto porque esse não é um parque qualquer. Ém parque lindeza, estatuado, cheio de verdes, cheio de nichos... Podia ter o nome de qualquer outra capital: Berna (capital da Suiça), Skopje (capital da Macedônia), Ouagadougou (capital de Burkina Faso, que você nem sabia que era um país). Mas foi decidido que seria Buenos Aires, e pra não restar dúvidas, um busto do primeiro ex-presidente argentino Rivadávia foi aplicado bem imponente no local. O que é curioso visto que Rivadávia foi inimigo do Brasil na Guerra Cisplatina (pra decidir quem ficava com o Uruguai). Curioso também porque Rivadávia teve que renunciar quando perdeu a Guerra, e de raivinha decretou que nunca mais voltaria para Buenos Aires. 


Então em muitos sentidos, me parece nada a ver irônico existir um Parque de nome Buenos Aires no meio da Higienópolis, e mais ainda com uma estátua do cabeção do Rivadávia. 
Tia Wikipédia, sempre tão prestativa, não soube me dar explicações, fez tela azul. Só o que ela me disse foi que o espaço, que originalmente tinha um mirante e um telescópio, foi criado pra criar vista para o Vale do Anhangabaú. Isso até a invasão dos prédios gigantes alienígenas, claro. O que eu achei de mais parecido com uma justificativa foi o fato de que houveram imigrantes argentinos se instalando por ali. 

Anyway, não deixe o mistério do nome estragar seu passeio. O Parque Buenos Aires é um espaço verde muito gostoso, bem no meio da cidade. Dá pra fazer cooper, piquenique, passear o cachorro. Inclusive, um dos diferenciais do parque é que ele tem uma área específica para os au-aus (experimenta jogar um gato ali no meio) e outra para bebês (experimenta jogar um gato ali no meio). De vez em quando rolam eventos, exposições artísticas... E se verde em grandes quantidades for cansativo pra você, o shopping Pátio Higienópolis é ali do lado. 


2 comentários:

  1. Se tiver rolezinho eu acho que vou não!
    Beijo-me-chama-de-fresca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk... acho que lá não tem porque é bairro de rico... e nem tem assim tanto atrativo pra adolescente.

      Excluir